terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Anemia ferropriva e bisfenol A

Um artigo publicado na Toxicology de um grupo de pesquisadores da Hamdard University de Nova Delhi, India, afirma que a deficiência de ferro aumenta o estresse oxidativo em ratos.
O Bisfenol A (BPA), contaminante estrogênico ambiental, é também conhecido por seu efeito indutor do estresse oxidativo com liberação de radicais livres de oxigênio.
Os autores, Dr.s Rachid, Ahmad, Rahman e colaboradores, estudaram os efeitos da deficiência de ferro em ratos cronicamente expostos a baixos níveis de BPA, levando em consideração os radicais livres e o potencial anti-oxidante hepático, renal e das gônadas.
Os autores observaram um aumento significativo da peroxidação dos lipídeos nos ratos expostos ao BPA que concomitantemente apresentavam deficiência de ferro. Da mesma forma os níveis da glutadiona também se apresentaram reduzidos significativamente neste grupo. Além disso a deficiência de ferro também se demonstrou significativa na modulação enzimática em todos os tecidos. As fêmeas mostraram uma maior vulnerabilidade que os machos aos efeitos do BPA nos parâmetros estudados.
Os resultados deste estudo levaram os autores a concluir que a má nutrição pode exercer influência sobre os efeitos interferentes químicos dos contaminantes e sugerem que novos estudos ligando estados nutricionais e interferentes endócrinos (incluso o BPA) são necessários para melhor esclarecer esta ligação.

Resumo prático: comer mal piora a situação. Uma dieta rica e variada pode fazer diferença.

Fontes de ferro: carnes vermelhas, fígado, coração, gema de ovos, vegetais verdes escuros (couve, agrião, cheiro verde, taioba,...), leguminosas (feijão, lentilha, fava, grão de bico,...), grãos integrais, nozes, castanhas, melaço e rapadura, açaí,... O Ferro de origem animal é mais facilmente absorvido que o de origem vegetal.
Evite reposição através de pílulas sem orientação médica, é sempre melhor ajustar a dieta. Associar uma fonte de vitamina C ajuda a absorção do Ferro, assim, um suco de fruta fresca como manga, goiaba, laranja, limão, acerola, pode ser muito bem-vindo.
Porém lembrem-se que o excesso de Ferro também pode ser danoso.

Para saber mais:
Rashid H, Ahmad F, Rahman S, Ansari RA, Bhatia K, Kaur M, Islam F, Raisuddin S.
Iron deficiency augments bisphenol A-induced oxidative stress in rats.
Toxicology. 2008 Nov 11. (e-pub)

2 comentários:

thais disse...

Quer dizer que comer certinho ajuda a não absrver (metabolizar? hauhaua) o bpa?

beijooo

Sandra Goraieb disse...

Tha, alimentar-se bem ajuda a absorver menos BPA, segundo a pesquisa a falta de ferro pioraria a contaminação por ele.