sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

A história das coisas...

Este é um site muito especial. Lá vocês vão aprender sobre como as coisas são produzidas, fabricadas, distribuidas, consumidas e como vão parar no lixo.
Muito educativo. Só que é em inglês. Então pensem positivo: é duplamente educativo. Você aprende sobre educação ambiental e melhora seu inglês.

http://www.storyofstuff.com/

Não percam! É uma oportunidade!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Daqui pra frente, só neste blog.

Moçada, amigos, leitores,

Por um período venho escrevendo em dois endereços, aqui e no zip.net. Mas desde hoje vou me concentrar só aqui no blogspot. Fica mais fácil, é mais econômico e gasta menos energia.
Quem me seguia lá é muito bem-vindo por aqui.
Bem, então como se diz por aqui, "inté mais, a gente se vê"!

Para uma amiga querida


Muitas vezes na vida a gente se depara com situações difíceis, inesperadas, que nos colocam em risco, que nos baqueiam. E a gente se sente sozinho, se vê sozinho, se desespera. A gente pensa que este período ruim não acaba mais, o tempo se arrasta devagar e os dias parecem ser mais longos do que são. O corpo dói, o espírito dói junto.

Muitas vezes a gente nem percebe que existe ao redor de nós uma corrente de gente que nos quer bem, que sofrem junto com a gente, que torcem para que nos recuperemos depressa e retomemos a vida nas mãos com todo o brilho que ela tem.

Querida amiga, sei que esta não é uma fase feliz, mas saiba que estamos aqui junto com você, para você se apoiar, para você chamar se quiser, quando quiser. Ti vogliamo tanto bene!

Estamos torcendo por você.

Beijos, fadinha! Você é muito especial.

O Ftalato do dia...

Gente, trago este artigo (que pode ser descarregado gratuitamente da central do PUBMED), que traz um bom resumo das implicações dos ftalatos nos diferentes receptores ativados de proliferação de Peroxissomas (PPARs) nos orgãos e tecidos, em especial do ponto de vista reprodutivo na espécie humana.

Latini G, Scoditti E, Verrotti A, De Felice C, Massaro M. Peroxisome proliferator-activated receptors as mediators of phthalate-induced effects in the male and female reproductive tract: epidemiological and experimental evidence.PPAR Res. 2008;2008:359267

o link para o artigo gratuito é: http://www.pubmedcentral.nih.gov/articlerender.fcgi?tool=pubmed&pubmedid=18288285

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Obrigada à Revista "Meu Nenê"

e a toda a sua redação, em especial à Adriana Cruz, pelo respeito e pelo carinho que demonstraram para comigo na reportagem “Mudanças de rumo” (ano 11, n.118, pág:60-63) que contou sobre como a Millebolleblu começou.
Senti todo o cuidado, seriedade e o profissionalismo no modo como fomos retratados e estou muito grata. Mais ainda pela alegria no rosto de minha filha ao abrir a revista e ver-se na foto. Obrigada!
Sou fã de vocês aí na redação e pelo visto ela também!
E também na mesma edição, obrigada à Angela Miguel na pág. 30, na “superlimpinho”.
Valeu mesmo!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Irritando a Sandra...

Ultimamente tenho tido algum contato com um grupo de profissionais bastante curioso. São os "formadores de opinião", pseudo-jornalistas, que na verdade não têm opinião sobre coisa alguma. O grande prazer destes personagens é criar conflito entre os entrevistados, sem na verdade informar corretamente sobre o assunto e ao contrário criar ainda maior confusão. Tenho observado uma imensa preguiça mental nesta categoria de pessoas.
É fácil colocar noções aparentemente antagônicas em conflito, difícil é analizar com critério as informações obtidas e expressar-se a respeito com uma análise crítica coerente.
A verdade é sempre complexa e múltipla, não é absoluta.
Ando muito irritada com certas posturas. Será que não era hora de sermos mais objetivos e dizermos claramente ao que viemos?

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Friends of The Earth

Gente, achei muito interessante este site que assinalo para vocês. Lá existe um bem escrito guia para bloqueadores solares sem nanopartículas por Ian Illuminato. Vale a pena dar uma lidinha com carinho, pois resume um conceito importante que é o uso de nanomoléculas em produtos de consumo como bloqueadores solares. Quem segue esta coluna sabe que já me expressei anteriormente em relação a questão do risco que estas partículas representam tanto para o ambiente como para seres humanos.
O link para o site vai ficar entre os "1000 lugares para ver" e o link para o guia é: http://www.foe.org/nano_sunscreens_guide/Nano_Sunscreens.pdf
Boa leitura a todos!

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Dica: Ecotrends & Tips

Gente, este blog é cheio de dicas interessantes.
Vale a pena dar uma olhadinha.

http://ecotrendstips.wordpress.com

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Esquizofrenia e Bisfenol A

O artigo de revisão do grupo da Psiquiatria da Universidade de Richmond traz a "teoria da esquizofrenia relacionada a interferentes hormonais". O artigo está só disponível on-line por enquanto e o abstract está abaixo:


Brown JS Jr.
Effects of Bisphenol-A and Other Endocrine Disruptors Compared With Abnormalities of Schizophrenia: An Endocrine-Disruption Theory of Schizophrenia.
Schizophr Bull. 2008 Jan 31 (e-pub.)

In recent years, numerous substances have been identified as so-called "endocrine disruptors" because exposure to them results in disruption of normal endocrine function with possible adverse health outcomes. The pathologic and behavioral abnormalities attributed to exposure to endocrine disruptors like bisphenol-A (BPA) have been studied in animals. Mental conditions ranging from cognitive impairment to autism have been linked to BPA exposure by more than one investigation. Concurrent with these developments in BPA research, schizophrenia research has continued to find evidence of possible endocrine or neuroendocrine involvement in the disease. Sufficient information now exists for a comparison of the neurotoxicological and behavioral pathology associated with exposure to BPA and other endocrine disruptors to the abnormalities observed in schizophrenia. This review summarizes these findings and proposes a theory of endocrine disruption, like that observed from BPA exposure, as a pathway of schizophrenia pathogenesis. The review shows similarities exist between the effects of exposure to BPA and other related chemicals with schizophrenia. These similarities can be observed in 11 broad categories of abnormality: physical development, brain anatomy, cellular anatomy, hormone function, neurotransmitters and receptors, proteins and factors, processes and substances, immunology, sexual development, social behaviors or physiological responses, and other behaviors. Some of these similarities are sexually dimorphic and support theories that sexual dimorphisms may be important to schizophrenia pathogenesis. Research recommendations for further elaboration of the theory are proposed.

O Bisfenol A encontra-se em objetos plásticos policarbonados, nas tintas epoxi, em polímeros como poliesteres, polisulfonas, e nas polietercetonas, no PVC e como antioxidante em cosméticos e alimentos.