sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"Coma, beba e fique esperto: o lado amargo do açúcar"...

"Coma, beba e fique esperto: o lado amargo do açúcar" é o título de um comentário na Science sobre o artigo publicado on line na revista Nature que trata de um açúcar, o ácido siálico, produzido por mamíferos, mas não pelo homem, que através da dieta pode influenciar estados patológicos nos seres humanos.
Os seres humanos são incapazes de produzir o ácido siálico N-glicolilneuramínico (Neu5Gc), por conta de uma mutação. O Neu5Gc, em teoria, deveria ser ausente em seres humanos normais, mas é encontrado em pequenas quantidades em tumores e no mecônio. Nós desenvolvemos um anticorpo com grande especificidade e avidez pelo Neu5Gc, e assim tecidos fetais, carcinomas de mama e outros tecidos adultos mostram reatividade a este anticorpo dentro do epitélio secretório e dos vasos sanguíneos.
Assim sendo, uma vez que não podemos produzí-lo se supõe que a fonte deste glucano seja exógena. E de fato ocorre a incorporação destas substâncias nas glicoproteínas quando as células humanas são nutridas com Neu5Gc. Em voluntários humanos, após a ingestão, ocorre uma parcial absorção e eliminação pela urina enquanto pequenas quantidades são incorporadas a novas glicoproteínas.
Não foi observada a presença de Neu5Gc em plantas ou micróbios, e esta substância é rara em peixes e aves, porém é muito frequente em derivados do leite e riquíssima em carnes vermelhas.
Cabe lembrar que os seres humanos podem ter níveis variáveis de IgA, IgG e IgM contra a Neu5Gc, com picos comparáveis aos anticorpos xenoreativos anti-alfa-galactose.
Estes casos representam uma situação onde seres humanos absorvem e metabolicamente incorporam uma substância dietética de origem animal presente em alimentos e em concomitância geram anticorpos xenoreativos e autoreativos contra esta mesma molécula.
A novidade é que esta incorporação interfere com a toxicidade bacteriana.
Isto ocorre porque as toxinas do tipo AB compreendem uma fração A (que interferem nas funções eucarióticas celulares essenciais) e uma fração B que se ligam a moléculas e receptores específicos nos orgãos alvo.
A citotoxina subtilase (SubAB) é uma toxina AB produzida por uma bacteria denominada Escherichia coli e que causa doenças graves em seres humanos como colite hemorrágica, a síndrome hemolítica-uremica, púrpura trombocitopênica pós diarréia.
Isto acontece pela ação da fração A sobre um "chaperone" (carreadores) do sistema endoplasmático. Enquanto isso, a fração B tem grande afinidade por moléculas do tipo glucanos terminados em ácido siálico Neu5Gc.
A assimilação exógena do Neu5Gc cria receptores de alta afinidade na vasculatura do intestino e dos rins. A ausência de fluidos corporais contendo o glucano, competidores pela ligação ao sito receptor, confere susceptibilidade a toxinas de bactérias como por exemplo a Escherichia coli Shiga Toxina. Ironicamente, alimentos ricos em Neu5Gc são a fonte mais comum de contaminação por estas toxinas e assim um receptor para estas toxinas é criado através da incorporação do Neu5Gc derivado da dieta.

Resuminho para facilitar a compreensão:
Alimentos como carnes vermelhas e leite contém uma substância que nosso corpo não fabrica, mas que absorve e incorpora. Só que ao fazer este processo ele cria anticorpos contra estas mesmas moléculas aumentando o potencial de intolerâncias alimentares. Mas não é só isso, os alimentos ricos neste tipo de açúcar são também aqueles que oferecem maior risco de contaminação por uma bactéria que causa entre outras coisas diarréias graves. Assim, o tipo de dieta pode favorecer uma maior predisposição a este tipo de doença.

Para saber mais:

Cohen J
Eat, Drink, and Be Wary: A Sugar's Sour Side
Science Vol. 322. no. 5902, pp. 659 - 661

Byres E, Paton AW, Paton JC, Löfling JC, Smith DF, Wilce MC, Talbot UM, Chong DC, Yu H, Huang S, Chen X, Varki NM, Varki A, Rossjohn J, Beddoe T.
Incorporation of a non-human glycan mediates human susceptibility to a bacterial toxin.
Nature. 2008 Oct 29.(on line)

Tangvoranuntakul P, Gagneux P, Diaz S, Bardor M, Varki N, Varki A, Muchmore E
Human uptake and incorporation of an immunogenic nonhuman dietary sialic acid.
Proc Natl Acad Sci U S A. 2003 Oct 14;100(21):12045-50.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Instinto Maternal e a Vasopressina

Eu não sei se aconteceu com vocês, mas confesso que quando nasceu minha filha tive a consciência do que se chama instinto animal de proteção da prole. Foi uma coisa fortíssima e absolutamente irracional, e isto me chamou muito a atenção para como uma alteração hormonal pode fazer com que você perceba a realidade de forma muito diferente do que ela se apresenta de fato. Me senti muito solidária com as leoas, que atacam quem se aproxima de sua prole.
Portanto, leio com interesse um artigo dos Dr.s Oliver Bosch e Inga Neumann do Dept. de Ciências Neurocomportamentais do Inst. de Zoologia da Universidade de Regensburg, Alemanha, sobre a ação da Vasopressina como modulador do comportamento materno.
Os autores estudaram a Arginina Vasopressina (AVP) no que diz respeito as ações tipicamente maternais de cuidado, alimentação, procura da prole e contato, utilizando métodos farmacológicos e genéticos. Somente a Ocitocina (OXT), hormônio de estrutura similar, já havia demonstrado ser promotor do "instinto maternal". A experimentação foi conduzida em ratos.
Os autores através de bloqueio do receptor do hormônio nas mães, puderam observar uma perda no interesse e nos cuidados destinados à prole, com o resultado que esta última cresce com dificuldade de interação social e instabilidade afetiva.
Para quem quer saber mais, o artigo foi publicado na PNAS e é gratuito para acesso:http://www.pnas.org/content/early/2008/10/24/0807412105.full.pdf+html?sid=a774206b-9183-45ce-928f-d151490b2b1e

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Rosa Choque!



Câncer de Mama é um tema que apavora 100% das mulheres do mundo. Diz respeito à feminilidade, a integridade corporal, a propria imagem e a sexualidade.
Deveria preocupar homens também. Pois ele também ocorre no sexo masculino, embora com uma frequência menor. Geralmente nos rapazes, acaba tendo um prognóstico pior, devido ao atraso entre o surgimento e o diagnóstico, um pouco até por uma retiscência masculina em procurar um especialista, um pouco porque eles não são informados que podem ter uma "doença tipicamente feminina".
Nos últimos anos a incidência de cânceres de mama vem aumentando. Já hoje 1 a cada 8 mulheres vai desenvolver ao longo de sua vida um tumor de mama. E nos homens a incidência aumentou 25% nos últimos 30 anos.
Tumores de mama acontecem em sujeitos predispostos geneticamente e são hormônio sensíveis. Os fatores de risco são: genética, tabagismo, obesidade, dieta, estilo de vida e contaminantes ambientais.
Por este motivo é muito importante a questão preventiva. Na verdade é uma adequada prevenção e um diagnóstico precoce que fazem com que o número de mortes se reduza.
A arma para isso se chama atenção e MAMOGRAFIA anual.
É um exame fácil, não invasivo e em teoria um direito de todos os cidadãos.
Teoria, infelizmente, pois não existe suficiente quantidade de mamógrafos distribuidos no território brasileiro. Em certas regiões, como o sudeste, a disponibilidade é satisfatória, mas em outras, como o Norte, ainda é bastante limitada e muito longe de cumprir a meta de atender a toda a população.
Talvez fosse uma idéia que municípios se unissem para garantir este serviço à população. Consórcios poderiam facilitar e difundir o número de mamógrafos nas regiões mais carentes.
Até pouco tempo atrás este exame era sugerido para mulheres com idade superior aos 40 anos, porém já em alguns países esta idade foi reduzida para 35 anos e se sugere que mulheres com história familiar iniciem o controle aos 30 anos (ou antes, dependendo do caso).
E para os rapazes, observando qualquer alteração no aspecto da mama, dos mamilos, secreções, alterações na pele, procure sem medo e o mais rapidamente um especialista. Pode ser a diferença entre sobreviver ou morrer.
Não abaixem a atenção nunca. É muito importante.

Ah, não precisa comprar nada com lacinhos rosa. Esta não é uma campanha de marketing comercial. Na verdade esta deveria ser uma campanha de conscientização de saúde.
Antes de comprar faça as perguntas:
Quanto deste valor que estou pagando será devolvido à entidade?
Isto está bem claro no rótulo do produto?
Qual é o valor máximo que será doado? (algumas empresas estipulam um limite para a doação e tudo o que passa aquele valor fica para a empresa.)
A doação está diretamente ligada a compra ou depende de outros mecanismos independentes? (tipo informar o código de barras no site da empresa, etc...)
Para quem vai esta doação? Quais são os programas patrocinados?
O que produz esta empresa? Seus produtos são seguros (ou acabam contribuindo para as causas da epidemia)?

Não gaste com produtos que pouco ou nada tem a ver com isso. Se quiser ajudar, faça uma doação diretamente para entidades que cuidam dos interesses dos doentes. Certamente haverá uma próxima a você.

Leia mais: http://thinkbeforeyoupink.org/

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Programa para quem está no Rio

Concerto Espiritual da UCP, dia 1° de Novembro de 2008, às 15:00h

Para quem curte boa música passo o convite do Gastão para o evento que vai contar com o Coral, Orquestra e Conjunto Anima e Cuore da UCP

PROGRAMA
- BACH - Cantata BWV 3
- MOZART - Trechos da Grande Missa em Dó Menor
- FAURÉ - Trechos do Requiem

Regência
ANTÔNIO GASTÃO

Local: Salão Nobre da UCP
Rua Benjamin Constant, 213
Centro - Petrópolis/RJ

ENTRADA FRANCA

Coração artificial, uma luz no fim do túnel?


Notícia do Times (on line) de hoje traz esperança para tanta gente que estará na fila do transplante de coração. Um grupo francês, joint venture entre o EADS (o mesmo que fez o airbus) e o cardio-cirurgião Alain Carpentier desenvolveu e apresentou ontem o que o Carpentier apresentou como o mais próximo do coração humano até hoje.
Ele diz ter passado os últimos 20 anos neste projeto pois não aceitava que uma pessoa de 40, 45 ou 50 anos morresse na fila, esperando por um doador.
Já existem duas próteses desenvolvidas nos EUA, o Jarvik 7 o o Abiocor, mas ambas apresentam problemas, a primeira por conta dos cabos que ficam salientes sob a pele e a segunda por produzir coágulos que podem levar a quadros como AVCs e embolias.
O prof. Carpentier e a EADS, fundadores da CARMAT dizem que estes problemas serão solucionados neste modelo com a utilização de uma pseudo-pele de substâncias biosintéticas microporosas.
Ele possui sensores para ajustar o ritmo cardíaco à demanda corporal, evitando que mudanças do estado de repouso para o de atividade possam causar hipotensão ou hipofluxo.
O suprimento de energia para o aparelho poderia ser fornecido por dois tipos de suprimento, um envolve um implante de um receptor de titânio no crânio que canalizaria a energia transmitida através da pele por uma bateria externa ao corpo, a segunda captaria a energia através da pele entre dois transformadores, um dentro e outro fora do corpo. A empresa diz que a bateria poderia durar entre 5 a 16 horas, devendo ser recarregada para evitar uma parada cardíaca.
O modelo já foi testado em ovelhas e agora passará por três anos de teste em pacientes terminais e poderia estar disponível como alternativa ao transplante em 2013.
O Carmat Heart bombeia sangue da câmara direita para os pulmões e da câmara esquerda para o corpo, usando motores que comprimem cada lado separadamente (veja figura do Times acima).

Para quem já esteve envolvido com transplantes e conhece a angústia das pessoas que esperam por uma chance de sobreviver e de suas famílias, aplaudirá com certeza esta nova possibilidade. Enquanto isso, somente a generosidade e a solidária empatia das famílias dos doadores pode dar esta esperança.

Para saber mais:
http://www.timesonline.co.uk/tol/life_and_style/health/article5026788.ece

http://www.businessweek.com/globalbiz/content/oct2008/gb20081027_886542_page_2.htm

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

No ovo, no leite,... na carne (?) e agora também em você!

Notícias da China na mais uma vez nos trazem profunda preocupação. Foi detectato em ovos a presença de melamina. É, a mesminha que pouco tempo atrás levou milhares de pessoas aos hospitais e causou a morte de quatro crianças por ingestão de leite contaminado. A mesminha que contaminou ração animal cerca de 2 anos atrás.
Em testes realizados no final de semana em Hong Kong, em ovos importados da região de Dalian, nordeste chinês, detectaram a presença de melamina em níveis duas vezes superiores aos limites impostos desde o escândalo do leite em Setembro passado.
Desde então encontrou-se melamina em chocolates, yogurt, e alguns produtos derivados de ovos na Corea do Sul. Encontrou-se também melamina em níveis excessivos em biscoitos filipinos.
Mas como a Melamina entrou na cadeia alimentar? Segundo o que se apurou, foi por conta de um produto chamado cyromazine, um derivado da melamina, largamente utilizado em pesticidas e ração animal. Plantas o absorvem como melamina e que ela já está na cadeia alimentar HUMANA.
Ninguém ainda sabe quanta melamina é absorvida através de alimentos crus como vegetais e carne. Serão necessários testes e os especialistas acreditam que os que Hong Kong está realizando poderão dar algumas pistas.
Em Hong Kong as autoridades resolveram testar também carne, vegetais e comida pronta para detectar melamina. Foi imposto um limite de 2,5mg/kg e para alimentos destinados à primeira infância e às gestantes e mães que aleitam este limite não deveria passar 1 mg/kg.
Nos ovos as quantidades encontradas foram de 4,7mg/kg.
Em um mundo onde os alimentos são globalizados, as preocupações também são. Lembrando que muitas vezes é impossível detectar a PROVENIÊNCIA real dos alimentos que ingerimos somente lendo o rótulo, a coisa se torna realmente séria.

Ah, para quem gosta dos chocolates Cadbury's: no mês passado a empresa fez um recall dos chocolates fabricados na fábrica de Pequim e destinados ao mercado asiático/pacífico (China, HK, Australia e Tailandia) por conta do excesso de melamina encontrado nestes produtos. A notícia foi da BBC e está aqui: http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/7641317.stm
e o mapa da contaminação (leite e derivados) aqui:http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/7641317.stm#melamine

sábado, 25 de outubro de 2008

No quintal de casa...




Faz mais ou menos um ano apareceu por aqui um casal de micos estrela. A família cresceu, já são em quatro. Acho que é porque aqui tem muitas frutas aparece todo tipo de bicho. No mês passado foi uma família de raposas. Passarinho tem de tudo que é jeito. Tem muitos beija-flores, garças, borboletas, até aquelas grandes e azuis. Temos até lagartos e cobras coral (esta última não é muito bem-vinda).
Pode parecer estranho por estarmos tão perto da cidade em uma zona de alta concentração urbana e industrial. Mas eles aparecem onde conseguem se sentir seguros, onde não tenham predadores diretos, onde encontrem comida. Porque não têm muitos lugares mais para onde ir.
Hoje estava à toa na vida (coisa rara) e pude fotografar os bacaninhas enquanto saltavam pra lá e pra cá entre a goiabeira, a nespereira e a pitangueira, que carregadinha fez a festa da galera.
As fotos não estão excelsas. Foram feitas quase agora, tipo 18:45h mas quero repartir com vocês.
Talvez seja só uma esperança de ter bichos assim, soltos, sem dono. Como deveria ser. Bom final de semana!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Festival Internacional de Cinema de Roma, 2008

E o país homenageado é... Brasil!
Legal, né?
Gente, começou ontem com uma festança na Piazza Navona, na frente da Embaixada do Brasil em Roma, a partecipação do Brasil no Festival de Cinema de Roma como país homenageado no "Occhio sul Mondo". Muitos filmes brasileiros recentes (e nem tanto) serão mostrados nesta semana em contemporânea com mostras de fotografias e espetáculos de música.
Vai ser uma vitrine para a produção cinematográfica nacional, coisa sempre positiva, mesmo para quem, como eu, é só uma apreciadora muito distante deste mundo. Embora eu confesse a vocês que sou muito curiosa sobre a produção, direção e feitura de uma obra cinematográfica e que se tivesse oportunidade talvez dedicasse um pouco de tempo para aprender algo sobre esta arte.

Segue abaixo a lista dos filmes brasileiros na mostra:

Cidade dos homens de Paulo Morelli - Brasil


Coração Vagabundo de Fernando Grostein Andrade - Brasil


Estômago de Marcos Jorge - Brasil


Jogo de Cena de Eduardo Coutinho - Brasil


Meu nome não é Johnny de Mauro Lima - Brasil


Ó Pai, Ó de Monique Gardenberg - Brasil


O Signo da Cidade de Carlos Alberto Riccelli - Brasil


Os Desafinados de Walter Júnior - Brasil


Santiago de João Moreira Salles - Brasil


Verônica de Mauricio Farias - Brasil


RETROSPETTIVA

A casa de Tom - Mundo, Monde, Mondo de Ana Jobim - Brasil


Coisa mais linda: Histórias e casos da Bossa Nova de Paulo Thiago - Brasil


Fabricando Tom Zé de Décio Matos Jr. - Brasil


Futebol (capítolos 1, 2 e 3) de João Moreira Salles - Brasil


Maria Bethânia - Pedrinha de Aruanda de Andrucha Waddington - Brasil


Meu tempo é hoje: Paulinho Da Viola de Izabel Jaguaribe - Brasil


Nelson Freire de João Moreira Salles - Brasil


Oscar Niemeyer: A vida è um sopro de Fabiano Maciel - Brasil


Outros (Doces) Bárbaros de Andrucha Waddington - Brasil


Pierre Fatumbi Verger: Mensageiro entre dois mundos de Lula Buarque de Hollanda - Brasil


Raìzes do Brasil - uma cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda de Nelson Pereira dos Santos - Brasil


Vinicius de Miguel De Faria Jr - Brasile, Espanha

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Terra Madre e Slow Food

Vai começar amanhã em Torino (Turin) a edição 2008 do Terra Madre, encontro que acontece juntamente com o Salão do Gosto (Salone del Gusto).
Vale a pena dar uma visitadinha no site: http://terramadre.slowfoodbrasil.com/terra-madre-2008/ ou no principal em português: http://www.terramadre.info/pagine/incontri/welcome.lasso?id=4E98738B0527425F87oLr17FB863&tp=3&n=pr&-session=terramadre:C91BD00618f40322BFipv20D3A0A

E a propósito, achei um blog que é uma delícia de se ler. Da Mariella Lazaretti, o "Ignorâncias Universais". Tá aí, na barra ao lado.

Bem pequenininho, bem, bem, bem pequenininho...

Vem chegando os dias mais quentes e muitos dos novos bloqueadores solares contém dióxido de titânio na sua forma nano.
Muitos artigos na literatura clamam por cautela quando se fala de nanopartículas, pois de fato não são correspondentes em termos de comportamento às suas similares não nano.
O Dióxido de Titânio é considerado seguro em sua forma convencional, um agente bloqueador físico. Já sua forma nanomizada foi encontrada em pulmões e tecido cerebral de animais de experimentação após aplicação cutânea.
Um artigo recente na Food and Chemical Toxicology traz os seus riscos potenciais sobre os eritrócitos por vários mecanismos tóxicos como a hemoaglutinação, perda do conteúdo celular e estresse oxidativo.
Portanto sugiro cautela. Pode ser mais fácil de espalhar, mais fácil de absorver, mais transparente, mas bem menos seguro.

Para saber mais:
Li S, Zhu R, Zhu H, Xue M, Sun X, Yao S, Wang S. Nanotoxicity of TiO(2) nanoparticles to erythrocyte in vitro.Food Chem Toxicol. 2008 Sep 18 ( disponível na edição on line).

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Comentando um artigo em nosso contexto.

Um artigo recente publicado na Bulletin du Cancer seria uma boa noticia se não partisse de uma premissa falsa.
Os autores, do centro oncológico Antoine Lacasagne de Nice, França, fazem uma revisão da literatura (avaliação dos artigos publicados sem experimentação laboratorial ou clínica) sobre as correlações entre desodorantes e tumores de mama e chegam à conclusão que eles são inóquos. E dão suas motivações racionais, entre elas o fato que parabenos NÃO fazem parte da formulação de desodorantes. Pode ser que esta premissa seja válida na França onde se usam desodorantes spray, mas convido cada um de vocês a darem uma passadinha no setor de qualquer supermercado e verificar a formulação dos desodorantes ROLL ON.
É somente uma crítica a tal revisão que exclui riscos a partir de uma afirmação não válida, pelo menos em nosso meio. Temos vários desodorantes que contém parabenos no mercado. Além do mais a maioria dos desodorantes contém triclosan, que também é um agente interferente hormonal e que nem foi considerado nesta revisão.
O artigo é gratuito, em francês e está disponível no segunte endereço: http://www.john-libbey-eurotext.fr/fr/revues/medecine/bdc/e-docs/00/04/40/D1/article.md?type=text.html
De qualquer forma até seria uma boa notícia, não acham?

domingo, 19 de outubro de 2008

Quando a "novela" termina mal...

Quanto mais ouço sobre a história do sequestro mais me irrito.
Me irrito porque a vítima vale menos que o bandido. Foi assim desde o inicio. E isto está muito errado. Inverter este valor é como ser cúmplice nesta tragédia.
Fico perplexa com a insistência da mídia em culpar a polícia e aliviar a culpa de quem realmente a tem. Talvez porque a "novelinha de amor e ação" que eles tinham explorado nestes dias tenha acabado na mais horrível das tragédias, talvez porque o "mocinho" não era assim tão bonzinho e o Dr. Jeckyl se trasformou no Mr. Hide, ou porque no fim das contas simplesmente perdeu-se a mão do personagem. Então seria cômodo jogar toda a culpa de ter conduzido mal as coisas nas costas do GATE.
Narcisismo é o nome que se dá a este quadro. E o cara se achava tão maravilhoso e importante que não podia receber um não, em ser rejeitado pela moça. E ainda reforçado em sua importância pelos holofotes dos repórteres da TV, se sentiu ainda mais justificado em sua estratégia de violência.
Mas nenhum amor justifica a violência. Amor não é violência. Amor é todo o contrário. Quando a gente ama, a gente preserva, cuida, quer o bem estar do ser amado. Mesmo completamente privos da sua proximidade. Quem ama quer bem sem condições.
Me maravilha que um crime hediondo, cheio de agravantes, venha tratado assim. Daqui a pouco vão dizer que foi insanidade temporária com perda das capacidades de entender e de querer motivada por um quadro psicopatológico.
Mas de fato, a coisa foi premeditada, tanto que o rapaz procurou uma arma (que não possuia) e munição antes de se dirigir à casa da moça. Ele sabia perfeitamente o que estava para fazer. Não usou a arma que existia no ambiente. Levou uma. Quem vai discutir uma relação não carrega pistolas e munição.
Resta o fato que a história acabou mal. Principalmente porque ninguém vai trazer a moça de volta à vida de pois do homicídio. E todos os seus direitos vão ser enterrados com ela. E apesar de todos os anos de cárcere que ele pode ter pela frente (ficará preso no máximo uns dez), não vai valer uma vida perdida de forma tão brutal e outra cuja memória da tragédia se arrastará pelo resto da existência.
Minha total solidariedade às vítimas. Às vítimas, e só a elas.

sábado, 18 de outubro de 2008

Dia do Médico, violência, Eloá e um livro

Desculpem meu desabafo. Tenho visto muitas coisas nestes últimos dias. Me incomodam.
Hoje é dia do médico. Deixo meus sinceros parabéns para todos os colegas que nunca traíram o seu juramento ao longo de suas vidas profissionais. Percebo muitas dificuldades no exercício da profissão, mas também vejo dentro dela ainda muita gente boa, séria e digna, que faz imensos sacrifícios por ela.

Me lembro que logo depois de formada me queixei uma vez a um amigo, também médico, de uma rotina absurda de plantões. Sua resposta foi: "ninguém te obrigou a jurar". Me serviu de lição. Eu fazia este trabalho porque escolhi fazê-lo. ESCOLHI, ninguém me obrigou. Então tudo aquilo que vinha com ele estava implícito, inclusive os plantões massacrantes, as ausências constantes, a pouca ou nenhuma vida social e pessoal, o eterno estudar, as remunerações nem sempre satisfatórias, as responsabilidades, os dilemas.
Outras categorias poderiam também levar isto em consideração quando estão exercitando um trabalho difícil. Digo isto depois de ter visto na TV a "guerra" entre policiais. Não significa que as pessoas não possam e nem devam pleitear melhores condições de trabalho e remuneração. Significa que os métodos não são os corretos. Significa que quando se optou por aquela carreira, sabia-se perfeitamente das responsabilidades e dos limites que ela impõe. Se você quer ser policial, deve assumir todas as facetas da sua carreira, principalmente seus limites.

Acho curioso que muitos meios na mídia citem a moça chamada Eloá, não usando o seu nome, mas como a "ex-namorada" do fulano de tal, o sequestrador, como se o importante fosse ele, o bandido, e não ela, a vítima. Me recuso a dar importância a este sujeito. Ouvi nestes dias muitas bobagens, entre elas, que este era um ato de amor, um seuqestro por amor. AMOR? Mas será que estas pessoas sabem o que é amor? Amor não ameaça, não constringe, não violenta. Amor é generoso. O nome disso que eu vi é RAIVA. Este foi um ato de raiva, de ódio. Ódio não é amor, nunca foi.
Achei incrível quando as pessoas diziam: o moço é um amor, um modelo, um "fofo", trabalhador e tal e coisa, só que de vez em quando tem uns acessos de violência... De vez em quando... Foram duas tentativas de homicídio, sequestro, cárcere privado, tentativa de lesão corporal e intimidação... mas é só de vez em quando.
Sinceramente deveríamos repensar os nossos valores e os caminhos que nossa sociedade civil está tomando onde todos os direitos humanos são dos agressores e nenhum direito humano é das vítimas. Humano está se tornando sinônimo de violento, de agressor.
Enquanto isto Eloá corre risco de vida, ou na melhor hipótese, uma vida com grave sequelas neurológicas...e seu agressor está vivinho, sem um arranhão, em poucos anos estará por aí, livre de novo, para quem sabe, de vez em quando, ter mais um ímpeto de violência.

No meio disto tudo recebo e-mail da Dr.a Vera Rogiers, de Bruxelas comunicando sobre seu livro que acaba de ser lançado sobre segurança em cosméticos na UE. O título é: "Safety Assessment of Cosmetics in the EU", publicado pela S. Karger. Está disponível na Amazon para encomendas. Já havia pedido o meu e depois comentarei as novidades. Tem uma parte só sobre testes sem o uso de animais, o que é uma promessa boa para o futuro.

Bom final de semana a todos vocês. Me perdoem a acidez, até uma ponta de tristeza, mas certas coisas me causam uma grande perplexidade.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Falando de colesterol

Ontem foi o dia internacional da alimentação. Vi no blog da Thais Lazzeri (Comer é um barato). Mas ontem também me chamou a atenção uma notícia no site da uol ciência sobre a incidência de hipercolesterolemia em crianças. Não me maravilhei muito com o resultado da pesquisa da Dra Ivoneti Barros Nunes de Oliveira, da UNICAMP sobre este tema, pois basta observar qual é a dieta que uma criança faz no Brasil. Meu marido, que é italiano, diz sempre que se maravilha de ver como aqui, com tanta fartura de frutas e verduras as pessoas comam tão poucos vegetais, saladas e frutas frescas. E é realmente para se pensar.
Uma ocasião minha filha chamou atenção em um restaurante por ter pedido salada. Um grupo de executivos da mesa do lado ficou boquiaberto de vê-la comer verduras com tanto gosto.
Eu sou obesa. Sou porque como em excesso. Compulsivamente, às vezes (ai, ansiedade!).
Mas meu colesterol (graças à Deus) é normalzinho. De fazer inveja a muito atleta. Como muita (mesmo) fruta e verdura. Não gosto de doces. O que mata é que sou uma supersedentária, o que acaba com qualquer balanço energético.
Bom, tudo isso para dizer que seria inteligente ensinar nossos filhos a experimentar novos sabores além da batatinha frita com hambúrger. O paladar também pode ser educado.
Bom, dito isto, passo ao comentário da e-mail que acabei de receber do EWG cujo tema principal é águas minerais engarrafadas. Eles testaram 10 marcas do mercado americano e encontraram 38 poluentes, inclusive bactérias, traços de medicamentos, agrotóxicos,...

"We tested 10 brands and found an alarming array of contaminants, including cancer-causing byproducts of chlorination, fertilizer residue, industrial solvents and even caffeine.

In light of these disturbing findings, here's what you can do:

• Drink filtered tap water instead of bottled or unfiltered tap water.
• Mix infant formula with filtered, non-fluoridated water.
• Carry water in safe, reusable containers."

A água é um bem primário. Nenhum ser vivo pode prescindir dela. Temos tido pouca atenção aos nossos mananciais. Muitos agentes contaminantes estão presentes em nossas águas, mesmo após tratamento.
Seria importante um conscientização e um sério esforço no sentido de preservar este bem tão essencial.

Para saber mais:
hipercolesterolemia na infância:http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/agosto2002/unihoje_ju187pag4a.html

sobre as águas engarrafadas: http://www.ewg.org/reports/bottledwater

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Plásticos, bisfenol, ftalatos e etc... Uma aula da Dr.a Maida Galvez



A Dr.a Maida Galvez é pediatra, trabalha no Hospital Mount Sinai - New York, no Centro de Saúde Ambiental da mesma instituição e nesta aula (em inglês) ela explica sobre os efeitos dos ftalatos e do bisfenol A sobre as crianças. Os slides que foram projetados estão neste outro link: http://es.epa.gov/ncer/childrenscenters/presentations/10_10_07/galvez.pdf

É interessante a dica prática sobre o número dos plásticos a serem evitados, ou seja: 3 que é PVC, 6 que é poliestireno e 7 que são também os policarbonados pois podem conter os aditivos citados.
O Greenpeace já havia divulgado a pirâmide dos plásticos, sendo o Polietileno e o Polipropileno (PE e PP) os mais seguros além dos de matriz biológica, seguidos pelo PET. Estes dados encontram comprovação na literatura. Porém é necessário verificar sempre as compatibilidades entre a embalagem e o que será embalado.

Os símbolos de identificação dos plásticos segundo a ABTN (NBR 13230) são os seguintes:

1 PET (polietileno tereftalato)
2 PEAD (polietileno de alta densidade)
3 PVC (policloreto de vinila)
4 PEBD (polietileno de baixa densidade)
5 PP (polipropileno)
6 PS (poliestireno)
7 Outros (inclusive policarbonados)

Os plásticos de classificação 3 são encontrados em filmes estiráveis, em berços para biscoitos, blisteres, frascos para produtos de higiene pessoal (enxaguantes bucais, xampús, etc...), frascos para outras finalidades. É reciclável em tubos de esgoto, tubos para irrigação de jardins, cones de tráfico, cabos em geral.
Os de classificação 6 estão em copos e pratos descartáveis, potes para yogurte, bandejas, embalagem para ovos, acolchoamento. É reciclável em placas de isolamento térmico, bandejas e acessórios para escritório.
Os de classificação 7 em embalagens multi-estratificada (para salgadinhos, biscoitos,...), em mamadeiras, DVDs, CDs, diversos tipos de utilidades domésticas e outras aplicações inclusive vidros blindados, carros, etc... Reciclável em madeira plástica e para reciclagem energética.

Para saber mais:

Dra Maida Galvez:
http://www.mountsinai.org/Find%20A%20Doctor/profile.do?id=0000072500001497213762

Teitelbaum SL, Britton JA, Calafat AM, Ye X, Silva MJ, Reidy JA, Galvez MP, Brenner BL, Wolff MS. Temporal variability in urinary concentrations of phthalate metabolites, phytoestrogens and phenols among minority children in the United States.Environ Res. 2008 Feb;106(2):257-69.


Reciclagem de plásticos:
COLTRO, L; GASPARINO, B F; and QUEIROZ, G C. Reciclagem de materiais plásticos: a importância da identificação correta. Polímeros, Apr./June 2008, vol.18, no.2, p.119-125.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Escrita no DNA

Na Nature Genetics, dois trabalhos dos grupos dos Drs Axel Hillmer (Universidade de Bonn) e J. Brent Richards (King's College de Londres) tratam das questões genéticas relativas à calvície androgênica. Segundo os pesquisadores se tratam de duas mutações genéticas no cromossomo 20p11. É a primeira associação a um cromossoma não sexual.
Até agora sabía-se do papel do cromossomo X (materno) para a transmissão da calvície que atinge um terço dos homens acima dos 45 anos. Os autores isolaram duas regiões do DNA intimamente ligadas a chance de desenvolver calvície e concluíram que uma das mutações é associada a um gene para o receptor androgênico, enquanto a outra ainda não está clara e necessita de maior aprofundamento e estudos complementares. Para os portadores de ambas as mutações, ou seja, um a cada sete homens, o risco de calvície seria de sete vezes superior ao da população geral.

Para saber mais:
http://www.nature.com/ng/journal/vaop/ncurrent/abs/ng.228.html
http://www.nature.com/ng/journal/vaop/ncurrent/abs/ng.255.html

Meninos, não se deseperem. Existem coisas muito mais interessantes (e belas, e porque não, sexies) que cabelos na cabeça masculina.E hoje é o DIA DO PROFESSOR!!!! Gente, para quem trabalha ensinando algo a alguém, meus parabéns sinceros.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Reflexões, desculpas e agradecimentos

Peço desculpas por não ter escrito muito ultimamente. Tenho estado resfriada e uma tosse muito desagradável vem infernizando meus dias. Seca e insistente, rebelde e mal-educada, não me deixa dormir, não me deixa em paz. Ando irritada, sonolenta, mole, coisa típica de quem não está em plena saúde. Então desculpem-me se não escrever com a frequência que vocês merecem.

Quanto ao obrigada eu quero dizê-lo a uma pessoa que eu nunca vi.
Não a conheço pessoalmente. Se chama Wania.
Me escreveu uma e-mail de agradecimento por sua sobrinha.
É isso mesmo, ela me escreveu agradecendo e eu a estou agradecendo ainda mais.
Porque me encheu de alegria e de prazer, porque me fez saber que algo que fiz trouxe um bem para alguém.
Acho que é a coisa de médica, de sentir-se capaz de melhorar o destino de alguém, de dar alívio, de devolver o bem-estar (leia-se saúde*). Mesmo fora da UTI, em uma empresa de cosméticos.
Tornar-se médico (de verdade), ao contrário de tantas outras coisas que se fazem no mundo, não te dá mais a chance de dizer: "acabou o expediente, serei médico só amanhã a partir das 8hs".
Não dá.
A gente incorpora o que faz para o resto da sua vida, e mesmo que aparentemente faça outra coisa, na verdade acaba fazendo Medicina.
Pelo menos para mim foi e é assim.
Fiz Medicina fazendo restauração de pinturas, fiz Medicina fazendo fotografia, fiz Medicina voando, fiz Medicina fazendo Medicina, faço Medicina estudando cosméticos.
Indissociável do que eu sou, porque eu sou médica. E sei que muitos são assim, simplesmente médicos toda a vida.
Por isso, Wania, sua e-mail e o sorriso na foto da Sophia foram tão especiais. Fizeram tudo o que venho fazendo nos últimos anos ter valido a pena. Obrigada por ter escrito, obrigada pelo seu muito obrigada.

Outubro é um mês cheio de recorrências importantes: dia da criança, do professor, do médico. Geralmente esquecidos, desvalorizados, na verdade são as garantias de uma sociedade verdadeiramente justa.
Agradeço ao meu pai, também médico, por ter-me mostrado isso a vida toda.

* Saúde, segundo a definição da OMS é bem-estar físico, mental e social, não somente ausência de doença.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Bisfenol A, um problema real para nosso cérebro?

Uma publicação recente de um grupo de Yale na PNAS ( Proceedings of National Academy of Science ) traz um estudo sobre os efeitos de baixas doses de Bisfenol A sobre as células do hipocampo e cortex pré-frontal e sua capacidade de bloquear a resposta sinaptogênica ao estradiol. O fato deste mecanismo ser fundamental para o humor e para as funções cognitivas traz uma preocupação, visto que o Bisfenol A está presente em muitos objetos de nosso uso cotidiano, tais como utensílios de plástico policarbonado, latinhas de refrigerantes e alimentos, utensílios médicos, tintas e resinas.
Este estudo é o primeiro a demonstrar este efeito em um modelo de cérebro de primata.


O artigo na íntegra está disponível on line gratuitamente no endereço:
http://www.pnas.org/content/105/37/14187.

Csaba Leranth, Tibor Hajszan, Klara Szigeti-Buck, Jeremy Bober, and Neil J. MacLusky
Bisphenol A prevents the synaptogenic response to estradiol in hippocampus and prefrontal cortex of ovariectomized nonhuman primates
PNAS September 16, 2008 vol. 105 no. 37 14187-14191

OBS: Um outro artiguinho na Nature trata do assunto. O título é :"Bisphenol A exposure may pose disease risk" Publicado online em 17 de Setembro de 2008 | Nature 455, 276 (2008). Vale uma olhadinha (mas este não é grátis).
Abaixo deixo um filminho. É em inglês (pra treinar o ouvido, afinal interferência hormonal também é cultura, hehehe).

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

off topic: Una e-mail di una amica cara...

Ho ricevuto un'e-mail di una mia cara amica, Dr.a Maia Khoperia, che si trova a Roma.
Lascio questo msg perché lei lo possa leggere. Lei studiò con me quando entrambe facevamo il riconoscimento dei nostri titoli di Laurea presso l'Università di Roma. Dopo, lei rimase a fare Farmacologia e Tossicologia. È brava, anzi, bravissima. Ma la sua più grande qualità è il suo cuore, immenso, la sua bontà di carattere.
Vedi, Maia, molte di queste cose qua, direbbero più rispetto a te che a me, ed intanto eccomi qui a studiare tossicità,hehehe...
Grazie della tua amicizia! Ti voglio un sacco di bene! Sei grande!
Spero rivederti presto.

Recebi uma e-mail de uma minha querida amiga, Maia Khoperia, que está em Roma.
Ela estudou comigo quando as duas fazíamos o reconhecimento de nossos títulos de Médico na Universidade de Roma. Depois ela seguiu fazendo Toxicologia junto ao dept. de Farmacologia. Ela é excelente profissional, mas sua principal qualidade é o imenso coração e bondade de caráter.
Espero poder revê-la em breve.

No Blog do Planeta: Ftalatos ( * e lei de experimentação animal)

O tema do Blog do Planeta, do Alexandre Mansur e equipe, são os nossos velhos conhecidos: os Ftalatos.
Como comentamos aqui de recente, houve alguma mudança na admissão de risco para estas substâncias na rocaforte da resistência, que eram os EUA, com uma restrição em agosto pp para estas substâncias em brinquedos. Vitória e sorte das crianças americanas! Na Europa a coisa já estava regulamentada faz alguns anos.
Aproveitei para dar uma checada no tema e vejo alguns progressos, como a pesquisa de novos agentes mais seguros (1) substitutivos.
Mas ainda temos problemas. Um artigo de Setembro, do grupo de pesquisadores do INSERM, da Universidade Denis-Diderot Paris 7, liderados pelo Dr. Rouiller-Fabre e publicado na Gynécologie Obstétrique et Fertilité, nos traz o estudo da ação dos metabólitos do Dietilhexilftalato, o mais comum de todos eles, embora não o mais comum em cosmética, sobre testículos humanos. Os pesquisadores usaram cultura de tecidos e observaram o monoetilhexilftalato. Ao contrário do que foi documentado em ratos, os autores não observaram alteração da função esteroidogênica, mas encontraram um efeito deletério sobre o número de células germinativas masculinas. Este estudo tem uma especial importância por observar estes efeitos diretamente em células humanas, consequentemente ser um estudo espécie-específico (2).

Para saber mais:

1. Kambia N, Renault N, Dilly S, Farce A, Dine T, Gressier B, Luyckx M, Brunet C, Chavatte P. Molecular modelling of phthalates-- PARs interactions. J Enzyme Inhib Med Chem. 2008 Oct;23(5):611-6

2. Rouiller-Fabre V, Lambrot R, Muczynski V, Coffigny H, Lécureuil C, Pairault C, Bakalska M, Courtot AM, Frydman R, Habert R.[Development and regulations of testicular functions in the human foetus]Gynecol Obstet Fertil. 2008 Sep;36(9):898-907. (em francês)

Blog do Planeta: http://blogdoplaneta.com/colunaepoca/2008/10/08/quimica-de-cosmeticos-pode-afetar-sexo-de-bebes/#comment-4372


Merece comentário a sanção da lei que regulamenta a experimentação animal no Brasil. Enquanto novos protocolos de testes ainda não são homologados, pelo menos institui um maior respeito com os animais de experimentação, o que já é um progresso. Apesar disso, soube que houve muito protesto. Não é o ideal, mas é melhor do que nada.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Onde nascem as diferenças...

Vem chegando o dia das crianças. Acabei de ver um vídeo no blog do Marcelo Taz (deixo o link abaixo) sobre uma escola do interior do Maranhão. Não vou discutir o post dele. Quero falar do vídeo.
São crianças de todas as idades, amontoadas em uma choupana, onde uma heróica professora tenta ensinar alguma coisa. Não há banheiro, nem água corrente. Não há luz elétrica. São cerca 20 crianças em um único cômodo.
Fiquei pensando nas diferenças, onde elas nascem em uma sociedade. pensei em minha filha e naqueles outros filhos de alguém. E chorei.
Não acredito que as pessoas sejam iguais. Cada uma tem características, talentos que devem ser respeitados e explorados de forma individual. Mas acredito em iguais oportunidades. E a verdadeira oportunidade é a boa escola. É ensinar o sujeito a pensar, a ter crítica. Depois ele faz o que quiser, o que suas possibilidades permitirem, segue o caminho que achar mais válido. Mas qualquer um precisa de elementos para fazer julgamentos críticos. E isto é o que deve fazer a escola.
Parece pouco, mas não é.
Negar oportunidades iguais aos cidadãos é a origem das diferenças. Quando as oportunidades são iguais, todos podem ter acesso a plena realização de suas aptidões. Não quer dizer que todos o farão, quer dizer somente que todos poderiam fazer, se quisessem, se merecessem.
Mas naquele caso do Maranhão, é realístico imaginar que nem todo o desejo, toda a força de vontade e mérito, seriam suficientes para mudar o destino daquelas crianças, daqueles cidadãos. Sim, porque crianças também são cidadãos. É quase uma condenação precoce ao ostracismo social, a uma sub-vida. É a condenação ao não futuro.

Enquanto por aqui a questão é inclusão digital, lá é inclusão social.

Para ver o vídeo:
http://marcelotas.blog.uol.com.br/arch2008-10-01_2008-10-15.html#2008_10-08_10_35_13-5886357-0

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Anvisa amplia controle sobre alimentos chineses e outras notícias

Deixo os links.

Alimentos importados da China:
Vale ler: http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2008/061008_1.htm

Resoluções que suspenderam alguns produtos irregulares (veja se você conhece):
Veja aqui: http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2008/061008.htm

Automedicação:
Campanha: "a informação é o melhor remédio"
http://www.anvisa.gov.br/propaganda/educacao_saude/campanha_informacao.htm

Recomendação da titia: Visitem com frequência o site da ANVISA. É cheio de informações úteis!

Autismo e xenobióticos

A imunotoxicidade induzida por agentes xenobióticos em fases precoces da vida são fatores importantes no desenvolvimento de doenças crônicas na infância e na idade adulta.
Vários fatores estão ligados a produção destas agressões e entre eles encontram-se a exposição aos xenobióticos, infecções maternas além de outros estressantes pré e neonatais.
A sensibilidade aumentada aos insultos imunitários nesta fase se deve a aumentada vulnerabilidade do sistema imunitário imaturo à interferência exercecida pelos xenobióticos em uma fase crítica de seu desenvolvimento e maturação. Os riscos resultantes, vão além das doenças infecciosas, câncer e doenças auto-imunes e incluem patologias neurológicas, reprodutivas e endócrinas.
Estas interferências podem levar a uma desregulação das celulas inflamatórias mileomonocíticas residentes em tecidos como o cérebro, com uma preocupação particular no que concerne as patologias pré e neonatais e deficits neurocomportamentais.
A dupla de professores Rodney e Janice Dietert do Dep. de Microbiologia e Imunologia da Universidade de Cornell, publicaram recentemente uma artigo que correlaciona estes insultos precoces ao desenvolvimento de autismo.
O Autismo (e ASD - autism sprectrum disorder, uma interpretação mais alargada) é uma deficiência que vem apresentando tendência de aumento e que pode estar relacionada a fatores ambientais e disfunção imunitária infantil embora ainda não seja claro se está diretamente ligada à patologia cerebral ou se isto representa uma condição secundária.

Para saber mais:
Dietert RR, Dietert JM.
Potential for early-life immune insult including developmental immunotoxicity in autism and autism spectrum disorders: focus on critical windows of immune vulnerability.
J Toxicol Environ Health B Crit Rev. 2008 Oct;11(8):660-80.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Ftalatos e gestação, um estudo em Israel

Na Environment International de Setembro de 2008 foi publicado um artigo com os resultados de um estudo piloto realizado em Jerusalem pelo grupo de pesquisadores da Escola de Farmácia da Faculdade de Medicina da Hebrew University of Jerusalem, capitaneados pelo Dr. Berman, avaliando a exposição a estes interferentes hormonais durante a gestação.
Os autores mediram 11 metabólitos de ftalatos em 19 gestantes associando dados coletados através de questionário sobre fatores demográficos e hábitos de consumo destas gestantes.
Nove metabólitos estavam presentes em cerca 95% das amostras (mono(2-ethyl-5-carboxypentyl) phthalate, mono(2-ethyl-5-hydroxyhexyl) phthalate, mono(2-ethyl-5-oxohexyl) phthalate, mono(3-carboxypropyl) phthalate, mono(n-butyl) phthalate, monobenzyl phthalate (MBzP), monoethyl phthalate (MEP), mono(2-ethylhexyl) phthalate and monoisobutyl phthalate) e corresponderam à exposição observada nos Estados Unidos para a população feminina adulta.
O nível de Monobenzilftalato foi maior em mulheres que viviam em construções mais antigas (40 anos ou mais). Em mulheres que consumiam quatro ou mais cosméticos (perfume, desodorante, batom, esmalte, creme de mãos ou facial) nas 48 horas antecedentes a coleta da amostra, as concentrações de Monoetilftalato foram maiores de 4 vezes que aquelas amostras onde as mulheres usaram somente três ou dois produtos (p=0,07)*.
Dos achados os autores concluem que as mulheres ebreas em Jerusalem são expostas a uma vasta gama de ftalatos e que as fontes de contaminação podem estar relacionadas aos materiais de construção utilizados em prédios antigos (para o benzilbutilftalato) e que produtos de higiene e cosméticos podem ser a fonte de exposição ao dietilftalato.

Para saber mais:
Environ Int. 2008 Sep 26 (on line).
Phthalate exposure among pregnant women in Jerusalem, Israel: Results of a pilot study.
Berman T, Hochner-Celnikier D, Calafat AM, Needham LL, Amitai Y, Wormser U, Richter E.
Department of Pharmacology, School of Pharmacy, Faculty of Medicine, Hebrew University of Jerusalem 91120, Israel.

* NA: o valor de p indica que o evento ocorreu em 93% da amostra, porém 7% estavam fora destes resultados. Normalmente se aceita como estatísticamente significativo valores de p menores ou iguais a 5%, ou 0,05.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Adoniran Barbosa e Elis Regina 1978 (completo)

Porque hoje é sexta feira,... faz de conta que você estava lá, no batuquinho também. Saudosos maloqueiros...

Prexige e Arcoxia

"Anvisa cancela registro de antiinflamatórios
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu pela suspensão da comercialização e uso, em todo o país, da apresentação de 400 mg do antiinflamatório Prexige (Lumiracoxibe), do laboratório Novartis, e da apresentação de 120 mg do medicamento Arcoxia (Etoricoxibe), da Merck Sharp e Dohme."

A Anvisa suspendeu hoje a comercialização e restringiu o uso de toda esta categoria de anti-inflamatórios não esteróides (inibidores da ciclo-oxigenase,Cox2).
Houve uma grande quantidade de sinalização de efeitos colaterais relativos à toxicidade das substâncias à agência. Este processo se chama farmacovigilância e é um mecanismo que age para defender a população quando a relação risco x benefício pende para o lado do risco.

Para saber mais sobre esta ação da ANVISA:

http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2008/031008.htm

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ci vuole un fiore - Sergio Endrigo (in italiano)

Eis mais uma linda canção italiana, de Sergio Endrigo, neste vídeo ilustrada por uma paulistana, Sr.a Ana Luiza Barbieri.
Minha filha a aprendeu bem pequenininha e a canta sempre. Mesmo sem saber a profundidade que ela tem, sabe que para fazer a Terra precisa de uma flor...

Sergio Endrigo, um ecologista precoce


Esta canção, do Festival de Música de San Remo de 1970 se chama "L'Arca di Noè". A letra, que trago abaixo, com a tradução, vai fazer vocês pensarem em como este musicista e poeta, este "cantautore" italiano se antecipou aos tempos.

Un volo di gabbiani telecomandati
(Um vôo de gaivota por controle remoto)
e una spiaggia di conchiglie morte.
(e uma praia de conchas mortas)
Nella notte una stella d'acciaio
(Na noite uma estrela de aço)
confonde il marinaio.
(confunde o marinheiro)

Strisce bianche nel cielo azzurro
(Linhas brancas no céu azul)
per incantare e far sognare i bambini.
(para encantar e fazer sonhar as crianças)
La luna è piena di bandiere senza vento.
(A Lua é cheia de bandeiras sem vento)
Che fatica essere uomini!
(Que difícil é ser humano!)

Partirà, la nave partirà,
(Partirá, o barco partirá)
dove arriverà, questo non si sa.
(Onde chegará, isso não se sabe)
Sarà come l'Arca di Noè,
(Será como a Arca de Noé)
il cane, il gatto, io e te.
(o cachorro, o gato, eu e você)

Un toro è disteso sulla sabbia
(Um touro está deitado na areia)
e il suo cuore perde kerosene.
(e seu coração perde querosene)
A ogni curva un cavallo di latta
(Em cada curva, um cavalo de lata)
distrugge il cavaliere.
(destroi o cavaleiro)

Terra e mare, polvere bianca,
(Terra e mar, pó branca,)
una città si è perduta nel deserto.
(uma cidade se perdeu no deserto)
La casa è vuota, non aspetta più nessuno.
(a casa está vazia, não espera mais ninguém)
Che fatica essere uomini!
(Que difícil é ser humano!)

Partirà, la nave partirà,
dove arriverà, questo non si sa.
Sarà come l'Arca di Noè,
il cane, il gatto, io e te.

Precisão cirúrgica na descrição de um estado de coisas que só seria visto (e admitido) muito tempo depois.
E viva a poesia!